Case Alfa Citrus

ERP / Serviços Alfa Citrus – Outubro 2017

 

Alfa Citrus Melhora Controles Internos com ERP e Consultoria da Itpowerbr / BRX.

Alfa Citrus, www.alfacitrus.com.br uma empresa com mais de 20 anos de atividade no agronegócio, cresce cerca de 20% ao ano e é uma das cinco maiores produtoras e embaladoras de laranjas e tangerinas do Brasil.

Dos seus pomares, cuidadosamente cultivados em fazendas que somam cerca de 1.600 hectares no interior de São Paulo, são colhidos mais de seis milhões de quilos de laranjas e tangerinas da melhor qualidade por mês. Sua infraestrutura conta ainda com um packinghouse e a colaboração de 500 colaboradores.

Do volume produzido 80% dos frutos são destinados ao consumo in natura e o restante é fornecido como matéria prima para a indústria processadora de sucos. Por ano, 2,6 milhões de caixas de laranja são distribuídas para todas as regiões do País.

 

Das mudas ao manejo do solo e da cultura, a colheita no tempo certo, e cuidados especiais com os frutos colhidos, os processos unem confiança, dedicação e o respeito ao ser humano e à natureza.

 

Cliente desde 2006, a Alfa Citrus encontrou no uso do ERP a sustentação dos processos de negócio para o seu crescimento. Recentemente conta também com serviços de consultoria e assessoria da BRX / Itpowerbr na área de planejamento e controle financeiro, o que resultou em melhoria dos seus controles internos.

 

Alguns resultados concretos obtidos podem ser enumerados:

·      Equipe interna mais capacitada e engajada na execução dos processos;

·      Projeção anual do fluxo de caixa para melhor planejamento financeiro;

·      Obtenção do fluxo de caixa operacional e a respectiva geração de caixa pela operação. O fluxo de investimentos e financiamentos e a obtenção do caixa livre, nas dimensões orçada, a realizar e realizada.

·      Automação de processos da tesouraria com redução de ciclo, permitindo melhor gestão de recebíveis e desembolsos. Um exemplo é contas a pagar, que tem hoje seus pagamentos preparados com pelo menos sete dias de antecedência.

·      Indicadores de gestão com análise vertical e horizontal de receitas e gastos do período.

 

Celso Furlan, consultor alocado no projeto, ressalta a confiança e relacionamento com a administração do Grupo Alfa, e a dedicação da equipe interna como fatores fundamentais para a concretização dos resultados até aqui alcançados.

 

Uma contribuição adicional foi a criação de aplicativo para o acompanhamento das vendas em tempo real, adicionando mobilidade aos gestores (acesso por celular ou outros dispositivos móveis).

 

Antonio Cesar Garcia destaca também a melhoria que vem obtendo com o fechamento contábil, que vem acontecendo em questão de dias, dando melhor suporte para a gestão corporativa do Grupo Alfa.

Publicação Portal ERP

  • facebook-square
  • Twitter Square

© 2018 por ITPowerbr